O Grupo

Apresentação

O Grupo ACA, fruto dos seus 36 anos de crescimento sustentado, assume-se hoje como um dos mais relevantes players portugueses no setor da construção, face à diversidade e excelência do seu vasto portfólio de obras.

 Com génese na área das infraestruturas (estradas e pontes), o Grupo apresenta, atualmente, um vasto portfólio de obras públicas e privadas em todas as áreas, desde a construção civil, requalificação urbana, vias de comunicação, edifícios residenciais, hotelaria, reabilitação, geotecnia, obras fluviais, paisagismo, infraestruturas desportivas, sistemas de água e gestão de resíduos. 

Resultado de uma gestão dinâmica e inovadora, o Grupo ACA reinventa-se, a cada dia, para corresponder aos novos desafios que lhe são lançados, a nível nacional e internacional.

História do grupo Aca

Missão, Visão e Valores

Missão

Gerar valor para acionistas e clientes, através de uma gestão sustentável de recursos.

Visão

Ser uma referência de excelência nas atividades que desenvolve e nos mercados onde atua.

O valor Rigor assenta no cumprimento escrupuloso das obrigações inerentes a cada função e difunde-se positivamente na Organização pela atitude de preocupação com a organização dos processos e com o cumprimento dos objetivos.

O colaborador rigoroso procura a informação necessária, completa e fidedigna para debater os assuntos, abstendo- se de fazer considerações subjetivas ou pouco úteis para a análise dos assuntos e tomada de decisões. O colaborador rigoroso é exigente consigo mesmo.

O valor Qualidade deve refletir-se em tudo quanto fazemos na Organização, desde as obras que construímos, os serviços que prestamos, até às ferramentas e métodos de gestão que utilizamos, tudo deve irradiar Qualidade.

O valor Qualidade começa no auto-controlo de cada colaborador, fazer bem em cada tarefa, controlar a conformidade de cada processo, para que o produto final ou serviço prestado evidenciem elevados padrões de Qualidade. Desta forma, garantimos a satisfação dos clientes e, por conseguinte, incrementamos a competitividade do Grupo.

O valor Profissionalismo exige dos colaboradores uma atitude de respeito e compromisso com as opções de gestão e interesses da Organização. Exige também que cada um conheça e se empenhe no cumprimento da sua missão.

O valor Profissionalismo tem a sua expressão no cumprimento dos objetivos, na qualidade, na racionalização da alocação de recursos da empresa, no brio que colocamos na forma de executar e apresentar o nosso trabalho aos clientes internos e externos.

O colaborador profissional não confunde os papéis nas relações interpessoais em contexto de trabalho, sabe manter o distanciamento suficiente para não perder objetividade. Consegue prevenir e gerir conflitos devido à sua isenção, assertividade e cordialidade.

O colaborador profissional exerce a sua função com integridade, agindo em todas as circunstâncias com retidão e honestidade, abstendo-se de aceitar de terceiros (fornecedor, mediador ou cliente) qualquer compensação, favor ou vantagem por acto praticado ao serviço desta e recusando intervir na gestão de situações em que haja, ou possa haver, colisão de interesses pessoais e institucionais.

O valor Cooperação expressa-se, no nosso quotidiano profissional, na atitude de compreender a interdependência que cada função tem em relação às demais na prossecução dos objetivos coletivos das empresas.

O valor Cooperação reforça-se diariamente através da atitude de disponibilidade e proactividade para entender e colaborar empenhadamente na satisfação das necessidades dos nossos clientes internos, bem como no feedback construtivo dado aos nossos fornecedores internos com vista à melhoria contínua.

O valor Equidade traduz-se em primeiro lugar na igualdade de oportunidades para todos os colaboradores no que concerne às oportunidades de evolução na carreira, às condições de trabalho e outros aspetos inerentes à relação jurídica de trabalho que a empresa estabelece com os seus colaboradores.

O valor Equidade obedece ao princípio da igualdade material, ou seja, tratar por igual o que é igual e tratar por diferente o que é diferente, por oposição à igualdade formal que trata todos por igual sem atender às particularidades dos casos concretos.

O valor Excelência concretiza-se quando muitos dos restantes valores fazem já parte das práticas quotidianas dos colaboradores. A Excelência traduz-se numa atitude coletiva de orgulho e exigência em fazer bem, em quer fazer melhor, em querer fazer parte de um grupo empresarial de referência nacional e internacional.

A operacionalização do valor Excelência nas práticas quotidianas dos colaboradores, abre caminho ao processo de Employer Branding, a partir do qual um grupo empresarial consegue transmitir para o exterior uma imagem institucional e uma Cultura Organizacional que o tornam atrativo para os talentos que pretende recrutar. Todos devemos focar-nos nesse horizonte.

Empresas do Grupo

Certificação

Com a globalização dos mercados e o alargamento da concorrência, a capacidade de apresentar comprovativos de reconhecimento, por entidades terceiras, do cumprimento de requisitos específicos - sejam eles de qualidade, ambiente, segurança ou responsabilidade social - assume um papel cada vez mais preponderante.

Consciente dessa realidade, o Grupo ACA, ao implementar um Sistema de Gestão Integrado de acordo com os referenciais NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001 e OHSAS 18001 demonstra a sua aptidão em proporcionar, de forma contínua e consistente, um produto e/ou um serviço que vai ao encontro das necessidades dos seus Clientes, e a sua certificação permite evidenciar, com credibilidade perante terceiros, que a organização dispõe de sistemas de gestão, em conformidade com os requisitos dessas normas de referência.

Evolução da certificação das empresas do Grupo ACA

Declarações de Desempenho

DOP_001.pdf

DOP_002.pdf

DOP_003.pdf

DOP_004.pdf

DOP_005.pdf

Política Integrada de Gestão

Dar a melhor resposta às exigências do mercado, garantindo a necessária protecção do meio ambiente.

Garantir a melhor oferta ao melhor preço.

Permitir aos colaboradores a execução segura das suas tarefas, minimizando a interferência do seu trabalho com a envolvente.

Produzir bem, sem perdas de tempo nem esforço.

Sermos eficazes no alcance dos objectivos e eficientes no desenvolvimento dos processos.

Reduzir erros, desperdícios e custos.

Prevenir dificuldades, incidentes, lesões, doenças profissionais e poluição ambiental, através da promoção e vigilância da saúde, da permanente avaliação de riscos, da informação e da sensibilização dos colaboradores.

Conseguir um bom produto (um serviço bem prestado/ uma obra bem executada), totalmente de acordo com os requisitos legais aplicáveis, exigências do cliente e concluído dentro do prazo.

Envolvermo-nos individualmente num objectivo que é colectivo: melhorar continuamente.

Assegurar a permanente actualização de conhecimentos e recursos, com vista ao desenvolvimento individual, organizacional e comunitário.